fbpx

Zeca Ferraz e a Consciência do Karma Yoga

É com enorme satisfação que apresentamos aos nossos leitores uma figura fantástica que tivemos a oportunidade de conhecer recentemente.

Zeca Ferraz – JR SCHMITT FOTOGRAFIA

Ele é numerólogo, tarólogo, profissional de celebrações e adepto praticante da filosofia Karma Yoga. Em seu canal do Tiktok, auxilia gratuitamente seus seguidores com ensinamentos, como técnica de meditação, aconselhamento espiritual e muito mais. Foi desta forma que nos deparamos com seu perfil, notamos a humildade e o carisma de alguém completamente dedicado a um estilo de vida desprendido do ego, que utiliza a fé, o autoconhecimento e a consciência como caminhos para evolução.

José Ferraz Celebrante ou Zeca Ferraz se define com uma paixão imensa a tudo que se dedica, em seu e-mail pra nós, havia esta mensagem:

“Empreendedor de Emoções – Diretor Presidente do Ministério dos Celebrantes – Membership of The International Association of Professional Wedding Officiants – Consultor e Produtor de Conteúdos na José Ferraz Celebrante Copywriter – Pai da Emi e da Duda e Cúmplice da Mari minha esposa e amor da minha Vida.”

Zeca Ferraz

Como não admirar uma pessoa assim no primeiro instante?!

Zeca Ferraz – JR SCHMITT FOTOGRAFIA

Entrevista com Zeca Ferraz

Convidamos Zeca para uma entrevista e ele topou! Elaboramos algumas perguntas, de forma que nossos leitores possam conhecer um pouco não apenas do nosso entrevistado, mas também a sua filosofia, o Karma Yoga.

Karma Yoga, Filosofia ou Religião?

R.: Depende o que consideramos Religião  e a nossa necessidade de religiosidade, os conceitos espirituais do Karma Yoga nos servirão como orientação religiosa. Para quem não tem esta busca, os ensinamentos serão uma orientação para uma Vida Reta.

O que é o Karma Yoga?

R.: Podemos analisar as duas palavras e dar um sentido bem pratico para elas: Karma significa Ação e todas as suas consequências (boas ou ruins) e a palavra Yoga pode significar muitas coisas, mas entre elas significa União, então diríamos que Karma Yoga seria a “unificação através da ação correta”, significando uma forma da pratica que leva a Unidade do Espirito.

Há quanto tempo você é adepto desta filosofia?

R.: Quando tomei consciência da existência do Karma Yoga, através do pensamento de Swami Vivekananda, percebi que de alguma forma sempre pratiquei o Karma Yoga, mas minha formação cristã (católica) me impedia de ver isso com bons olhos.

O que é ‘Ação Correta’ segundo o Karma Yoga?

R.: Segundo o Karma Yoga, a “Ação Correta” é aquela que leva o praticante ao desapego do resultado, alcançando com isso um estado elevado de espirito que te aproxima do divino, mas tudo isso começa por entendermos essencialmente que não é aos outros que ajudamos mas nossa ação faz parte de nosso crescimento espiritual.

Esta filosofia modificou sua forma de ver a vida, quais foram as principais mudanças?

R.: Sim modificou ao tomar consciência que o meu sofrimento e minha angustia, vinham  da busca do resultado do que fazia ou da expectativa que me levava certamente a frustração. Ao perceber que me era impossível ajudar o outro compreendi conceitos mais profundos que não entendia na religião, tais como sofrimento, perdão, pecado e o próprio carma que antes entendia como castigo. Passei a ver a vida sob a perspectiva de que tudo, absolutamente tudo dependia de minhas ações, que falava de mim através delas e mesmo quando achava que estava falando dos outros era sobre mim que se tratava. Passei a viver tudo como oportunidade de AUTOCONHECIMENTO e CRESCIMENTO PESSOAL.

Você tem auxiliado com seu conhecimento pessoas nas redes sociais, já houve alguma situação de ‘saia justa’, com alguma pergunta constrangedora ou de difícil explicação?

R.: Sim muitas! Um menino com um perfil extremamente malicioso me perguntou sobre Tantra (o yoga do sexo) e minha pureza e ingenuidade me ajudaram muito pois fui perceber a malicia da situação somente quando alguém fora da Live me esclareceu sobre isso, na hora da Live respondi tudo com a pureza que carrego no meu coração e deu tudo certo.

Como você sugeriria que nós, como leigos, manifestássemos essa forma de Yoga em nossas vidas?

R.: Primeiramente ninguém é leigo, todos temos conhecimentos em áreas diferentes, me sinto leigo no conhecimento Wicca, no entanto, todos podemos procurar depurar nosso conteúdo interior para que quando as situações da vida nos obrigarem a derramar nosso conteúdo (como uma Pandemia, p.ex.), possamos estar cheios de coisas que edifiquem. Todos apostamos que a situação de pandemia tornaria a humanidade melhor, mas o que  presenciamos foi que cada um transbordou do conteúdo que estava cheio vimos coisas horríveis vindas de todas as partes.

Mudando de assunto…

Celebração de matrimônio realizada por Zeca Ferraz – Paulo Miranda Fotografia

Você também atua na área de Numerologia e é Profissional de Celebrações,  quer nos contar um pouco sobre estes trabalhos?

R.: Simmm! Sinto que todas estas experiencias tem me ajudado numa missão muito maior que minha caminhada pessoal, seja através da Numerologia que utilizo como ferramenta para compreensão do mundo, das pessoas e das situações, seja através das celebrações que ritualizam e elevam as emoções humanas a um patamar superior. Sou numerólogo e tarólogo há ja mais de vinte e cinco anos sempre usando estas ferramentas para desvendar o mundo das coisas, pessoas e situações da vida e como Celebrante tenho elevado ritualisticamente os momentos marcantes da vida das pessoas tornando-os ainda mais especiais, sejam nos casamentos que celebro o amor entre os amados, seja em cerimonias de batizado de crianças, pets (amigos peludos) e até cerimonias fúnebres.

Zeca Ferraz – Imagem Instagram pessoal

Zeca Ferraz por Zeca Ferraz?

R.: Eheheh (risos). Sou ingênuo com formação completa na simplicidade do fundo do pátio, que como adulto não perdeu estes valores que marcaram profundamente minha visão de mundo. Ainda acredito nas pessoas, não sei mentir e não vejo mal nenhum nisso, minha ingenuidade me defende da maldade das pessoas e me faz parceiro das crianças e dos cachorros. Pratico Yoga todos os dias(meu dia não é o mesmo se não pratico), nado no mar, corro 5 km todos os dias e bebo no mínimo 2 lt de agua por dia tb. Cozinho, fabrico licor de coquinho da palmeira que chamo de “rejeitado” porque ninguém quer e,  criei meus próprios lanches com hambúrgueres que eu mesmo fabrico.  Acredito que o Mar me ouve e que domino o vento com minhas praticas de mudrás. Amo a Natureza e tenho cajados que recebi de presente dela (não cortei nenhuma árvore), aliás já tive filhos, plantei árvores e escrevi um livro. Quero quando ficar velho ser mais ingênuo ainda a ponto da tolice de acreditar se me disserem que uma vaca passou voando pela janela, pois ai direi do alto da minha sabedoria (da idade): _Prefiro ver uma vaca voando do que uma pessoa mentindo.

Como encontrar Zeca Ferraz nas Redes Sociais

Canal do Youtube Faça Nada Comigo – Canal de meditação

Instagram Profissional de Celebrações

Instagram Filosofias Voos Criativos

Perfil de vídeos e Lives no Tik Tok

Informações sobre Lives

  • SEG- QUA- SEX- 22H – Prática de Meditação
  • TER-  Consultas
  • QUI-  Aconselhamentos

Considerações finais – Além de Salém

Gostaríamos de agradecer imensamente ao Zeca Ferraz por nos conceder gentilmente esta entrevista. Sua contribuição é muito importante numa época em que muitos caminhos são impostos, quando na verdade deveriam ser apresentados.

A verdadeira Magia não pode ter apenas uma diretriz definitivamente traçada. A real Magia, aquela que nos faz sentir com intensidade o ‘pulsar’ em nossas almas, está na oportunidade de alçar novos voos, nos permitir novas experiências, conhecer outras filosofias e seus ensinamentos. Em nossa jornada é importante que tenhamos o poder de decidirmos aquilo que mais faz sentido em nossas vidas.

Quem conhece Além de Salém sabe que nós somos um pouco de tudo isso e muito de nós mesmos, como uma identidade construída em cima daquilo que conhecemos, acreditamos e confiamos. Isso porque nos desfizemos das amarras que nos limitavam, das bandeiras que nos definiam e dos rótulos que tanto bloqueiam o desenvolvimento pessoal e espiritual e a conquista dos nossos objetivos.

Ser mágico é isso! É ser livre!

Bênçãos e Luz – Família Além de Salém

Por Enila Magpie

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá