fbpx

Você acredita em reencarnação?

Você acredita em reencarnação?- Pixabay Free Image

É um assunto cercado de polêmica, muitos acreditam, outros preferem ignorar, mas e você? Você acredita em reencarnação?

Muitas vezes, todos nós ponderamos sobre a perguntas pertinentes a quintessência, como: ‘Por que nascemos?’, ‘O que se entende por vida após a morte?’ ou ‘Qual é o propósito da vida?’.

Podemos ter nosso próprio ponto de vista sobre isso, mas pode não ser necessariamente de uma perspectiva espiritual específica.

Você acredita em reencarnação?

Para que possamos nos aprofundar no assunto, precisamos falar brevemente sobre alguns conceitos, que incluem a existência do espírito e vida após a morte. De modo genérico podemos classificar em duas opções:

A primeira opção seria a inexistência do ‘ser’ após a morte física, sem especulações e portanto, sem espaço para discussões, afinal o ‘nada’ é algo completamente invariável.

A segunda opção é uma concepção completamente contrária a primeira, que permite questionamentos sobre a origem da vida, da morte, do espírito e da natureza de outros mundos.

Por ser contra ao que nós espiritualistas acreditamos, a primeira opção não será discutida, e é a partir da segunda hipótese, que iremos mergulhar neste tema.

Você acredita em reencarnação?- Pixabay Free Image

Lembrando porém, que não é nossa intenção monopolizar a verdade, muito pelo contrário, queremos que você questione e tire suas próprias conclusões. Nosso artigo é embasado em pesquisas dentro das ciências ocultas, ciência espiritual, e fortalecida por nossas experiências que abrangem a espiritualidade.

Grande parte de nós Pagãos, acreditamos na reencarnação, porém cada tradição tem sua própria filosofia.

Uma expressão que tem sido muito utilizada para explicar a constituição do homem e todo processo reencarnatório é conhecida como ‘níveis de consciência’. Uma terminologia com base na doutrina budista-tibetana, adotada pelos teosóficos, ocultistas e esotéricos. Algumas ideias podem se confundir com a concepção dos Espíritas Kardecistas, justamente por existir alguns pontos em comum.

Você acredita em reencarnação?- Pixabay Free Image

Formação do ‘Ser’

Sempre foi muito falado sobre esta questão da reencarnação, como ficam nossas lembranças e memórias de outras vidas. Antes de tudo é preciso saber qual é a nossa formação, para então compreender o porquê da reencarnação.

A modo grosseiro, vamos comparar o ser humano com um disco rígido (HD), dividido em 2 partições, sendo elas: Corpo físico e Corpo Astral. Dentro destas partições, existem outras partições, sendo 3 para o corpo físico e 4 para o corpo astral:

1 – Corpo Físico
2 – Corpo Etérico
3 – Corpo Astral
4 – Corpo Mental Inferior
5 – Corpo Mental Superior
6 – Corpo Búdico
7 – Corpo Átmico

Mas o que são estes corpos?

São conhecidas como os sete estados de consciência, e estão intrinsecamente interligadas no processo de evolução de cada ser humano.

O corpo físico

O revestimento do corpo astral.

O corpo etérico

A matriz do corpo físico e é considerado o corpo de energia. Possui centros de consciência e energia conhecidos como Chakras.

O Corpo Astral

É o centro das emoções. Todos os nossos sentimentos, são gerados aqui como vibrações de frequências variadas. As emoções aparecem como cores em forma de aura que cerca o ser humano. A consciência astral não é visível para a maioria de nós, apenas pessoas com sensibilidade aflorada, pode ter o poder de enxergar as energias astrais dos seres vivos. O Corpo Astral faz parte do ‘Plano Astral’, assim como nossos corpos físicos fazem parte do ‘Plano Físico’.

O corpo mental inferior

É nada mais do que a nossa mente, ou o veículo das vibrações do pensamento. Quando nós pensamos, estamos modificando a matéria mental. Isso acontece em forma de ondas ou vibrações, que se espalham no Plano Mental. Algumas pessoas psiquicamente desenvolvidas, podem detectar e decodificar essas ondas de energia mental ou pensamentos, esta habilidade é conhecida como telepatia.

O Corpo mental superior

Este por outro lado, pode ser percebido pela vidência. Todas as avaliações ou considerações qualitativas são vibrações de questões mentais superiores. Os estados profundos de meditação e abstração reflexiva, contemplação e êxtase, são experimentados na mente superior. Este é o lar de inovação, imaginação e invenção. É o segundo banco de dados que dispõe o ‘ser’ para seu aprimoramento no processo evolutivo, e também é conhecido pelos estudiosos da arte como ‘Corpo Causal’.

O Corpo búdico

É o que constitui a primeira estrutura vibratória que envolve o espírito e o mantém ativo. Muitos espiritualistas o conhece como ‘perispírito’. É o grande núcleo da consciência, a sede do amor espiritual e da sabedoria, o veículo em desenvolvimento do ‘Ser Espiritual’. Nele ficam gravadas todas as ações do espírito, sejam elas harmoniosas ou não.

O corpo átmico

Este é o estado mais elevado alcançável do ponto de vista humano. É conhecido como ‘Consciência Divina’ e alguns chamam também chamam de ‘Nirvana’.

Quando morremos o que acontece?

A morte consiste em lançar fora o nosso corpo físico, o envoltório do ‘Ego’ (alma) e com ele também ‘morre’ o corpo etérico. Ao nos separarmos destes corpos, voltamos para a ‘Dimensão Astral”, e aos poucos vamos recobrando a consciência de que desencarnamos. Normalmente reencontramos familiares, amigos e outras pessoas que já faleceram, aí portanto a ‘ficha cai’.

Permaneceremos no ‘corpo astral’ por algum tempo, e aguardaremos até que toda força gerada pelas nossas emoções tenham se exaurido. É então que abandonamos o corpo astral, passando a viver a partir daí, no ‘corpo mental’. Este processo é conhecido como ‘Segunda Morte’, onde a consciência é elevada.

Ficaremos nesta condição, até que a força dos pensamentos adquiridos enquanto possuíamos os corpos físico e astral, se esgotem completamente, sendo esta a nossa ‘Terceira Morte’, antes de partir para uma próxima reencarnação.

Você deve estar se perguntando: “Tudo que fizemos será esquecido?” A resposta é: Não. Estas informações ficam guardadas na Dimensão Astral, elas contribuem para o nosso processo de evolução, que determinarão fatores importantes em nossas próximas vidas (Karma), bem como o número de vezes que iremos reencarnar.

Você acredita em reencarnação?- Pixabay Free Image

Levamos para a próxima vida as responsabilidades da reencarnação anterior?

Não podemos falar de reencarnação, sem mencionar o parecer da mestre da teosofia H.P. Blavatsky. Em A Chave da Teosofia, ela diz acreditar em uma lei imutável de amor, justiça e misericórdia, onde nenhum homem é responsabilizado pelas consequências de seu nascimento. E qualquer ideia de castigo é considerada injusta e incompatível com a natureza divina. A reencarnação é como uma folha em branco, onde pode se escrever uma nova história, adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Mas isso não significa que você não seja   responsável por suas atitudes das vidas passadas. Você pode ter sua personalidade anterior a esta vida completamente zerada, mas suas ações ficarão registradas, sejam elas boas ou ruins.  É aí que entra a lei do Karma, conhecida como a lei do equilíbrio universal. Uma lei inexorável, da qual nada e nem ninguém consegue escapar.

Você acredita em reencarnação?- Pixabay Free Image

Como ficam as memórias das vidas passadas?

O ‘recolhimento’ das memórias, é uma necessidade do processo que antecede a reencarnação. As lembranças de erros que cometemos ou do sofrimento que nos causaram, certamente traria um desequilíbrio incomensurável de toda ordem universal.

Fazemos compromissos feitos antes de reencarnar?

Por causa do Karma citado acima, existe uma forma de ‘acordo’ antes de nossas reencarnações, na qual temos o reconhecimento de nossas dívidas e créditos. E como neste universo nada é por acaso, escolhemos como queremos nascer, com qual família, país, cor entre outras características e condições com as quais temos alguma ligação.

E então. você acredita em reencarnação?

Mais sobre o assunto em Além de Salém

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá