fbpx

Tudo sobre o Livro das Sombras

Um tema que chama muito a atenção dos praticantes de Magia, em especial iniciantes que estão com a cabeça borbulhando de dúvidas, é o Livro das Sobras. As questões são desde as mais comuns até aquelas que mesmo após anos de prática nos surpreendem, e por tal motivo fizemos uma matéria especial: ‘Tudo Sobre o Livro das Sombras’.

Tudo Sobre o Livro das Sombras

O que é um Grimório ou Livro das Sombras?

Em Instrumentos Mágicos fizemos um breve resumo do que é o BOS (Book of Shadow), mas vamos nos aprofundar um pouco mais nesta questão.

O livro é o companheiro da Bruxa(o) por toda sua caminhada de estudo, descobertas e experiências dentro da Bruxaria. Sentimentos, pensamentos, sensações devem fazer parte deste diário pessoal de Magia.

Também chamado de ‘Grimório’, ele guardará seus feitiços, invocações, poções entre outras práticas para consultas futuras, até mesmo porque esta jornada não terá um fim, a cada dia a Bruxa(o) adquire mais conhecimento e o conteúdo do livro será um rico registro de todo este processo.

Eu preciso de um BOS para ser uma Bruxa(o)?

Não, a pessoa não precisa ter um livro para se tornar uma Bruxa(o), até mesmo porque a Magia encontra-se dentro de cada um de nós. Porém um BOS pode tornar a vida do praticante um pouco mais fácil, pois haverá momentos em que ‘registrar’ determinados acontecimentos será de extrema importância.

O livro deverá ser apenas em papel?

Hoje em dia com o auxílio da tecnologia o livro pode estar em um arquivo digital no computador da Bruxa (o) e até mesmo em um álbum em uma rede social de modo privado. Mas a maioria das feiticeiras (os) optam pelo bom e velho livro de papel, em que imantam sua energia e dão personalidade a seu exemplar.Não sei por onde começar, e agora?

Simples, comece pelo começo! Coloque seu nome na primeira página, o que pode ser um nome mágico escolhido por você ou não. Vá adicionando informações de acordo com seus estudos e experiências. Tudo aquilo que lhe fizer sentido é importante, feitiços, rituais, deidades, descrição de ervas e plantas, adivinhação, sonhos etc…. A lista é muito pessoal e extensa.

Preciso decorar as páginas?

Nada é ou se torna obrigatório dentro da Magia, a Bruxa(o) deve seguir sua intuição e decidir o que bem quiser. Se for uma pessoa que goste de desenhar, pintar, colar etc.. Ótimo, o livro certamente ficará com a identidade do praticante. Porém há quem prefira apenas a escrita bem organizada. Fica totalmente a critério do proprietário do exemplar.

Estou começando a estudar Bruxaria / Feitiçaria / Paganismo / Wicca, posso ter um Livro das Sombras?

Sim, não é necessário ter um tempo ‘x’ de estudo e prática para ter um BOS. O estudante primeiro deve querer e estar pronto para começar a registrar suas experiências dentro da Bruxaria. Segundo: Há muito o que aprender, o grimório ajudará muito.

Por que é tão importante ter um Livro das Sombras?

Através do BOS a Bruxa o) poderá constatar com o passar dos anos o quanto evoluiu, além do mais um diário se torna um instrumento de expressão de sua arte e registro de sua caminhada.

Eu amo o Livro das Sombras de uma amiga, posso ter um igual?

Sim pode. Porém o mais indicado seria ter um livro com a personalidade do praticante, o que desenvolverá com o tempo um reflexo único.

Comprar ou fazer o meu próprio livro?

Mais uma vez quem decide é a Bruxa(o). Decorar um caderno ou construir o BOS com as características desejada requer dedicação, e também respeitar as regras de confecção dentro da tradição.

Adquirir um livro feito por outra pessoa é uma ótima saída para aqueles que buscam um trabalho artesanal e diferenciado.

Lembre-se: Toda escolha é pessoal!

Tudo sobre o Livro das Sombras e Instrumentos Mágicos.

Conheça os Grimórios Além de Salém!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá