fbpx

Símbolos Pagãos – O Martelo de Thor

Thor’s Hammer – Mjolnir – Símbologia Pagã – Símbolos das tradições Pagãs – Símbolos Pagãos – O Martelo de Thor

Mjollnir – Imagem Pixabay Free

Começaremos a partir deste artigo, a falar sobre simbologia pagã, pois percebo que este ainda é um tema pouco detalhado nos estudos dos praticantes iniciantes. A utilização de símbolos é algo que vai muito além do que se possa imaginar, se empregados corretamente na Magia, são capazes de grandes transformações.

Símbolos Pagãos – O Martelo de Thor – Mjolnir

Este símbolo é tipicamente utilizado em tradições pagãs que carregam herança nórdica, como por exemplo, Ásatrú. Ele representa o poder do deus Thor em relâmpagos e trovões. Os primeiros nórdicos pagãos faziam o uso do martelo como um amuleto sagrado de proteção.

Quem foi Thor na Mitologia Nórdica?

Thor era o deus infatigável que guardava Asgard, a fortaleza celestial do Aesir, a principal tribo de deuses e deusas na mitologia nórdica. Os gigantes, as forças do caos, tentavam muitas vezes destruir Asgard e matar o Aesir, e era tarefa de Thor impedi-los de fazê-lo.

Simbologia e história

Mjollnir – Imagem Pixabay Free

De todos os símbolos na mitologia nórdica, este é um dos mais importantes historicamente, e é provavelmente o mais conhecido.

Também chamado de Mjolnir, era uma ferramenta muito útil para ter por perto, justamente pela simbologia de retornar sempre as mãos de quem o jogou. Curiosamente, em algumas lendas, o símbolo é retratado não como um martelo, mas como um machado.

O historiados islandês da idade média, Snorri Sturluson, dizia que o Mjolnir nunca falhava, que poderia atacar tão firmemente quisesse, seja lá qual fosse seu objetivo. O martelo então poderia voar o mais longe que pudesse imaginar, mas sempre encontraria o caminho de volta.

Imagens do Mjolnir foram utilizadas em todos os países escandinavos, especialmente em rituais e cerimônias de casamentos, funerais e batismos.  Na Suécia, Noruega e Dinamarca, foram encontradas em escavações (túmulos e cavernas funerárias), algumas versões do símbolo gravado em vestes.

O martelo como disse, pode variar um pouco de região para região, na Noruega e Suécia, aparece como forma da letra ‘T’, já na homóloga islandesa, é mais cruzado. Os exemplos encontrados na Finlândia tem um design mais longo e curvo.

Etimologia

O martelo era sua principal arma. Thor, cujo nome retorna a uma raiz Proto-Germânica que significa ‘trovão’ (thunder), foi o espírito animador da tempestade.  O trovão foi atribuído como sendo o som de seu martelo batendo contra seus inimigos.

Já o nome ‘Mjolnir’ tem etimologia incerta. Para os antigo povo da Noruega ele significava ‘relâmpago’, aliás a maioria dos estudiosos concordam. Entretanto alguns historiadores dizem que ele tem relação com as palavras islandesas mjöll (neve nova) e mjalli (branco), que remetem a cor do relâmpago que é um símbolo potencial de pureza.

Mas como ele é utilizado nos dias atuais?

O Vikings utilizavam o símbolo em forma de amuleto protetor, qual consideravam verdadeiramente poderoso, especialmente durante as batalhas.

Atualmente, nas filosofias pagãs, o martelo é utilizado para invocar, proteger e defender em diversas situações, isso pode variar um pouco de tradição para tradição.

Mais sobre Magia e Simbologia Pagã em Além de Salém 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá