fbpx

O fenômeno Lua Azul

Ciclo lunar na Magia – Denominações da lua – O fenômeno Lua Azul

Ultimamente temos ouvido falar muito sobre variação de luas. Lua de sangue, lua rosa entre outras. Cada uma com sua simbologia e significado dentro da Magia. Contudo uma em especial me chamou a atenção, e decidi pesquisar um pouco mais a respeito.

O fenômeno Lua Azul

O primeiro registro do uso do termo ‘Lua azul’ é datado do ano de 1528, e ainda que alguns pensem que se trata apenas de uma expressão ou menção simbólica, o fenômeno de fato é real. E ocorre quando temos 2 luas cheias em apenas 1 mês. A primeira vez que este acontecimento foi associado ao nome ‘Lua azul’, foi em março de 1946, quando a revista Norte Americana ‘Sky and Telescope’, divulgou um artigo de James Hugh Pruett, chamado: ‘Once in a Blue Moon’, onde dizia:

“Sete vezes em 19 anos, e 13 luas cheias em um ano. Isso dá 11 meses com uma lua cheia em cada mês e um mês com duas. Esta segunda lua em um mês, interpreto e chamo-a de Lua azul’.

Confira como isso tudo funciona:

A ciência e a lua azul

Um ciclo lunar completo tem um pouco mais de 28 dias. No entanto, um ano possui 365 dias, o que significa que, durante alguns anos, você pode acabar com treze luas cheias em vez de doze. Isso vai depender muito do mês em que acontece este ciclo lunar. Um ano possui 12 ciclos lunares de 28 dias, e por conta da ‘sobra’ de dias acumulados (11 ou 12), somados, a cada 28 meses temos uma lua cheia ‘extra’ durante determinado mês. Mas isso só pode acontecer, se a primeira lua cheia cair nos primeiros 3 dias do mês, então a segunda ocorre no final.

As denominações atribuídas a lua por civilizações antigas

Não existe unanimidade entre os pagãos sobre o fenômeno, alguns não agregam estas variações a sua cultura, outros celebram e atribuem o fenômeno a uma poderosa energia, que pode ser canalizada para promover conhecimento e despertar dons adormecidos.

A partir daí fui pesquisar sobre o folclore por trás destas luas, e o que representavam para culturas antigas, onde acompanhar o ciclo era fundamental para sua subsistência.

Em muitas tradições, as fases mensais da lua, receberam denominações diversas. Embora esses nomes variem de acordo com a cultura e localização, eles geralmente identificavam o tipo de clima e outros fenômenos naturais que poderiam ocorrer em uma determinada estação.

O paganismo e a Lua Azul

A lua em si sempre esteve associada aos mistérios das mulheres, à intuição e aos aspectos divinos do feminino sagrado.

Algumas tradições mais modernas, associam a Lua Azul ao crescimento do conhecimento e da sabedoria nas fases da vida de uma mulher, mais especificamente as mais maduras. Alguns grupos atribuem à face anciã da Deusa.

De qualquer forma a Lua azul tem um significado profundo, e está intrinsecamente atrelada ao conhecimento, sabedoria e conexão com o Divino.

O fenômeno Lua Azul

Como utilizar a energia da Lua Azul?

Independentemente de como você vê a Lua Azul, aproveite essa energia lunar extra para trabalhar o seu ‘eu’ interior e dar um impulso no seu aprendizado e conhecimento mágico. Podemos utilizar esta energia de várias formas, entre elas:

  • Comunicação espiritual,
  • Desenvolvimento das habilidades psíquicas,
  • Autoconhecimento.

Esta também é uma fase apropriada para fazer pedidos relacionados ao amor, sonhos e planos. A energia emanada pela lua atua diretamente sobre os nossos sentimentos, desejos e emoções, aumentando as chances dos nossos pedidos serem realizados.

Na mitologia Celta, existe a crença de que durante a Lua Azul, é possível fazer contato com seres da natureza de vibração elevada, espíritos elevados com os quais podemos interagir e adquirir muita sabedoria e conhecimento mágico.

O que fazer durante a Lua Azul?

  • Use roupas leves, branca ou azul
  • Medite em busca de respostas para seu caminho espiritual (se possível acenda uma vela azul neste momento)
  • Coloque seus pés na terra, sinta a energia emanada, eleve os braços ao céu e ‘traga’ para junto de si a luz da lua para dentro do seu corpo
  • Agradeça por todo conhecimento adquirido e eleve seus pensamentos mentalizando planos futuros

O fenômeno Lua Azul

Considerações finais

Este ano acontece um fenômeno ainda mais raro, pois ele ocorrerá 2 vezes no ano de 20118, sendo:

  • No dia 31 de janeiro de 2018 combinando com um Eclipse Lunar (‘Quase’ Super Lua +Lua Azul + Lua de Sangue)
  • No dia 31 de março de 2018

Depois disso, a próxima lua azul serpa em próxima será em 31 de outubro de 2020. Sendo que duas luas em um único ano, veremos apenas daqui a 19 anos, ou seja em 2037.

 

Mais sobre Magia no Ciclo Lunar em Além de Salém

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, para ficar por dentro de todo conteúdo.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá