fbpx

Música Celta

Celtas – Pixabay Free Image

Quem trabalha com energia, sabe o quanto a música pode nos auxiliar no processo de relaxamento e concentração. Muitos de nós temos paixão pela música Celta. Ela se tornou popular entre os praticantes de Magia, por transmitir mensagens que exaltam os elementos, elementais e a natureza.

O fato é que o sábio povo Celta sabia viver em total harmonia com a terra e suas músicas expressam muito bem este sentimento de honra, agradecimento e respeito.

Música Celta, sua origem e influencias

Sua origem é bem controversa.

Há quem diga que surgiu com os Bardos e  os Druidas (período Paleolítico pré-Celta). Povo politeísta com crenças enraizadas nas forças da natureza, fundamentadas no amor e sabedoria.

Historiadores remetem esta origem, a influência da união dos povos da Irlanda, Escócia, Bretanha, Galiza, País de Gales e Cornualha.

Segundo eles, o inicio se deu há 20 mil anos atrás (período Mesolítico). A época em que o planeta terra esteve imerso em uma enorme glaciação.

Habitantes da Europa que fugiam do gelo, migraram em busca de refúgio até a atual Galiza (noroeste da Península Ibérica). Dez mil anos depois (período Neolítico), esta população migrou para a Irlanda, e em seguida foram para a Grã-Bretanha. Esta foi chamada de ‘A grande epopeia do povo Celta’. A reunião destes povos mantiveram influências em comum e enriqueceram sua música.

Quando se tornou mundialmente conhecida

Em meados dos anos 60, com o surgimento do Movimento Nacional Irlandês a música celta entrou no mercado Norte Americano e foi ganhando popularidade. Nos anos 90 ficou conhecida internacionalmente com o New age (ramificação moderna da música Celta).

A descrição mais aproximada deste estilo musical, é que se trata de um tipo de folk com melodia e letras distintas, que rompeu fronteiras, sendo tocada e ouvida em todo cenário mundial.

Alguns dos instrumentos tradicionais ouvidos na música celta incluem banjo, harpa, violino, alaúde, flauta, whistles (flauta irlandesa) e gaita de fole.

A música tende a ser tão variada como uma música de dança excitante ou tão terna como uma música sobre o amor de uma mãe.

Melodias contagiantes, alegres, festivas, eram tocadas em comemorações, acompanhadas por danças tradicionais (reels e jigs).

Mas como em todo estilo musical, também tinham suas versões mais lentas e melancólicas (airs), estas acompanhavam guerra, separações, morte ou outras situações onde predominava o sentimento de tristeza.

É todo este conjunto que torna este estilo tão diferenciado, especial e apaixonante.

Músicos como Clannad, The Ghillie’s, Enya, The Chieftains e The Corrs são alguns dos mais famosos músicos celtas da atualidade.

Mais sobre influencias musicais, acontecimentos mágicos, entretenimento que envolve MAGIA em Magia News

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá