fbpx

Magia e paganismo real em Frozen II

Há poucas semanas estive em viagem e por uma série de eventos, acabei numa sala de cinema onde passava o filme Frozen II. Costumo dizer que absolutamente nada acontece por acaso, e o que poderia ser apenas mais um filme para crianças, acabou como uma profunda experiência espiritual.

Imagens de divulgação da Disney do Filme Frozen 2

Atenção: Entraremos em território de spoilers. Portanto, se você ainda não viu o Frozen II, esteja ciente.

Paganismo em Frozen II

Em Frozen II, sua heroína é conduzida a uma jornada profunda e, ao fazê-la, toca nos elementos do paganismo e dos arquétipos das deusas de uma maneira que é rara e surpreendente. O filme enfatiza o poder feminino de modo que se encaixa nos ensinamentos pagãos antigos, aborda os espíritos elementares e a necessidade do equilíbrio destas forças para vivermos em harmonia.

Quatro elementos em Frozen – Imagens de divulgação da Disney do Filme Frozen 2

Algo muito interessante é que em Frozen II não tem um ‘vilão’ específico, e isso tem muito a dizer, pois mostra que a origem dos nossos problemas pode estar intrinsecamente ligada ao mundo espiritual.

Um breve resumo de Frozen II

O filme começa em meio a ‘flashbacks’ a lembranças da infância de Elsa com seus pais, e nelas a história fragmentada de como foram expulsos do reino mágico.

Logo tem um salto para o futuro e Elsa passa a escutar uma voz misteriosa. Com a canção “Into the Unknown” (No desconhecido), ela interage com este chamado, criando cristais de gelo que representam símbolos dos 4 elementos. Com esta Magia, Elsa desperta os espíritos da Floresta Encantada, e isso causa um grande desequilíbrio natural em todo Reino.

Elsa então, decide fazer uma jornada mágica para revelar o passado e restaurar o equilíbrio. Por mais que Elsa sinta a necessidade de seguir sozinha, Anna e seus companheiros a seguem, e enfrentarão juntos muitos perigos nesta aventura.  

A jornada das irmãs consiste em perceber que elas não existem em oposição à natureza, mas como parte dela e que seu poder deve ser respeitado e livre. 

Durante o percurso, Elsa confronta e ‘domina’ três dos espíritos elementares (ar, fogo e água), e Anna a completa com o espírito da terra, representando por ‘gigantes de pedra’.

Elsa domina os elementos – Imagens de divulgação da Disney do Filme Frozen 2

O quinto elemento

O quinto elemento é a peça que falta para que toda história seja revelada, Elsa então continua sua jornada na intenção para descobri-lo e dominá-lo. E é em ‘Ahtohallan’, um reino misterioso e desconhecido, que a heroína mágica termina sua busca. Na balada ‘Show Yourself’ (Mostre-se), ela se conecta ao poder feminino divino que a chama, perguntando: “Você é a pessoa que eu esperei a vida toda?”.

Elsa então tem seu passado revelado ao encontrar o espírito de sua mãe, e descobrir que o quinto elemento, na verdade é ela mesma.

Pontos a serem analisados em Frozen II

Idunna, mãe de Elsa e Anna recebeu o nome de uma verdadeira deusa, Iduna, a deusa nórdica da primavera e detentora das maçãs da imortalidade. Não é por acaso que a jornada de Elsa a aproxima de sua mãe, que ela finalmente descobre que era pertencente ao povo Northuldra, que viveu e trabalhou com os espíritos da natureza e os quatro elementos. 

Elsa chega a Ahtohallan domando um cavalo de água chamado Nokk, figura real da mitologia germânica e escandinava. Ao fazê-lo, ela canaliza a deusa celta-romana Epona, uma deusa dos cavalos que trouxe fertilidade, mas também serviu como ‘psicopompo’ guiando almas para outro mundo.

Você já ouviu falar na ‘Jornada da Heroína’?  Um arquétipo de mito, mais especificamente mitos de deuses como o de Perséfone, que envolve uma jornada pelo submundo e morte para renascer e é exatamente isso que Elsa passa. Ela (e Anna) devem viajar pelos momentos mais sombrios. Anna é a pessoa que completa essa jornada, passo a passo, no momento mais sombrio de um submundo literal.

Espíritos da floresta paganismo em Frozen 2 – Imagens de divulgação da Disney do Filme Frozen 2

Elsa e Anna encontram a si mesmas, seu poder e jornada pela própria morte, para renascer. Para Elsa, é literal e, ao reivindicar e abraçar o poder que sempre esteve dentro dela, ela se torna e se torna uma mulher incrível, divina e mágica, o que remete a uma deusa.

Considerações finais

Frozen II, é sem dúvida alguma, um filme sobre o divino feminino. É sobre magia, poder e elementos, sobre deidades que são mães, irmãs, filhas e avós.

A mensagem por trás da história, mostra que também devemos conhecer e caminhar através da escuridão para restaurar o equilíbrio e a luz. 

Pode parecer bobagem dar como exemplo um ‘filme infantil’, para falar de assuntos espirituais, mas aprenda a enxergar sob uma nova óptica, sob uma nova forma, e então, é claro, encontrará uma deidade por onde quer que você for.

Produção Frozen II

Frozen II é a sequência de uma animação Walt Disney Animation, que estreou nos cinemas nacionais no dia 2 de janeiro de 2020.

Trailler Oficial de Frozen II

Direção de Chris Buck e Jennifer Lee, produção de Peter Del Vecho, roteiro de Hans Christian Andersen e Jennifer Lee.

A obra é Inspirada pelo conto de fadas ‘A Rainha da Neve’, de Hans Christian Andersen, e narra as desventuras das irmãs reais de Arendelle.

Mais sobre entretenimento com MAGIA em Magia News – Curta nossa Página no Facebook e Instagram fique por dentro de todas as nossas publicações!

Bênçãos e Luz – Família Além de Salém

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá