fbpx

Flor de Fada Azul da Magia a Culinária

Hoje você vai conhecer uma erva muito especial, a Clitoria ternatea, também chamada de ‘Fada Azul‘ e ‘Ervilha borboleta’. Esta é uma erva incrível vinda do sudeste da Ásia, mais comumente encontrada na Tailândia. 

Butterfly pea – Pixabay Free Image


Considera uma planta sagrada de cura, foi incorporada na medicina ayurvédica que significa “ciência da vida” uma prática que possui cerca de 5 mil anos de história.
Existe muito misticismo em torno da planta, que também simboliza a perfeita sintonia com o Divino, de forma que era frequentemente cultivada em templos e utilizadas em rituais como parte de adoração à Durga e Shiva.

Butterfly pea – Pixabay Free Image

Mitologia da Flor de Fada Azul

Sua cor azul era conhecida como luz de Krishna e foi dito que esta planta foi criada sob a consciência de Krishna e ainda hoje em todo o Sudeste Asiático, especialmente na Tailândia, você a encontra cultivada nas casas das pessoas porque dizem que dá à casa uma aura de invencibilidade.

E ainda na Tailândia, tem uma outra lenda sobre a origem e nome da flor que é muito interessante:

Conta-se que há milhares de anos uma criatura mitológica chamada Kinnari (Kinnara), meio humana, meio pássaro, descrita da seguinte forma: Cabeça, tronco, e braços de uma bela mulher, e as asas, cauda e pés de um cisne. Levou com ela em um voo noturno uma mulher chamada Isra até a floresta Himapan.
Kinnari desceu ao longo de um caminho, pegou uma planta com lindas flores azuis, e entregou a Isra, instruindo-a para as plantar em seu jardim, para que pudessem curar todos aqueles que a conhecessem.
Depois de descobrir a “mágica da natureza” através das flores azuis, Isra chamou esta planta de Fada Azul.

Butterfly pea – Pixabay Free Image

E um fato curioso é que existem muito poucas flores com essa intensidade de azul, na verdade o tom da Clitoria ternatea é algo muito raro de ser encontrado na natureza. 
Mágico não é mesmo?

Propriedades da Flor de Fada Azul e usos Mágicos

As propriedades da Clitoria ternatea são bastante diversificadas, mas atuam principalmente no emocional eliminando traumas, mágoas e tristezas do passado, pois tem o poder de cura e restauração da alma.
⦁ Banho de purificação: Adicionar 1 punhado de fada azul, 1 punhado de lavanda, 1 colher de bicarbonato de sódio e 1 colher de óleo de amêndoas.
⦁ Banho para refazimento emocional: Adicionar 1 punhado de fada azul, 1 punhado de jasmim e 1 punhado de alecrim.
⦁ Defumação para trazer harmonia: Flor de fada, lavanda e flor de hortênsia em cima de um disco de carvão de acendimento rápido.
⦁ Defumação para criatividade: Fada azul e raspas de casca de laranja.
⦁ Óleo para proporcionar energia curativa: 20 ml de óleo base (preferencialmente de girassol), 7 flores de fada azul, 1 violeta, 1 punhado de poejo e 3 gotas de óleo essencial de lavanda.

Reação do Azul ao Violeta – Bebidas mágicas que mudam de cor

Com um nome tão delicado quanto seu sabor, as bebidas com a flor conquistaram o mundo. E esta é a única bebida que pode mudar de cor como num passe de mágica. Mas como acontece exatamente é essa transformação hipnotizante?
Nessa questão a ciência explica: O equilíbrio do pH do chá de Fada é delicado, e a introdução de ácido como o suco de limão ou água tônica pode mudar a bebida de um índigo profundo para um rico púrpura até o rosa-magenta brilhante. 
A flor também pode ser utilizada na culinária para o preparo de bolos, pudins, biscoitos, risotos etc…

Receita do Arroz de Fada por Além de Salém

Algumas dicas de chás que ficam muito saborosos com Fada Azul

Combinações de chás que poder ser servidos quentes ou gelados

⦁ Fada azul, gengibre e camomila
⦁ Fada azul com erva-cidreira
⦁ Fada azul com eucalipto e mel
⦁ Fada azul com hibiscos

Butterfly pea – Pixabay Free Image

A minha receita tradicional favorita de chá de Fada Azul

  • A minha receita tradicional leva os seguintes ingredientes:
  • 1/4 xícara de flores secas de chá de flores de Fada Azul
  • 1-2 xícaras de água quente
  • 1 colher de chá de mel de flores silvestres
  • 1 colher de chá de suco de limão ou lima, espremido na hora
  • 2 rodelas ou fatias de limão ou lima, para decorar
Butterfly pea – Pixabay Free Image

As flores possuem propriedades curativas

O antioxidante proantocianidina, promove o crescimento do colágeno e a elasticidade das células da pele. A acetilcolina promove a função cerebral e a memória, que ajuda a  reduzir a ansiedade, melhora a saúde do coração e promove um melhor fluxo sanguíneo.

Butterfly pea – Pixabay Free Image

Você encontra Fada Azul Clitoria Ternatea para usos Mágicos em Além de Salém!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá