fbpx

Deusas da Fertilidade

Deusas da Fertilidade – Pixabay Free Image

Deidades da Natureza – Deusas associadas a fenômenos naturais – Deusas da Fertilidade

Nas antigas tradições, as divindades eram frequentemente associadas a forças da natureza. Muitas culturas associaram suas deidades com fenômenos naturais como fertilidade, colheita, rios, montanhas, animais e a própria Terra.

Conheceremos aqui, alguns das principais Deusas relacionados à natureza, proveniente de diversas culturas ao redor do mundo, algumas muito conhecidas, outras não muito.

Dividiremos este tema em 06 artigos, sendo eles:

  • Fertilidade
  • Montanhas, Florestas, Caça
  • Céu, Estrelas, Espaço
  • Mar, Rios, Oceanos, Chuva, Tempestades
  • Vegetação, Animais e Estações

Sendo o primeiro abordado: Deusas da Fertilidade

DEUSAS DA FERTILIDADE

Juno

Deusa romana mais associada ao casamento e à fertilidade. De fato, os romanos tinham dezenas de deidades menores associadas a aspectos de fertilidade e parto, como Mena que governava o fluxo menstrual.

Juno Lucina, que significa luz, governava os partos, desta forma trazendo crianças “para a luz”. Em Roma, Bona Dea (literalmente, boa Deusa) também era uma Deusa da fertilidade, representando a castidade também.

Asase Yaa

Deusa da terra do povo Ashanti, que governa a fertilidade. Ela é a esposa da divindade do criador do céu, Nyame, e mãe de várias divindades, incluindo Anansi.

Afrodite

Deusa grega que governa amor, procriação e prazer. Ela está associada à deusa romana, Vênus. A vegetação e alguns pássaros estão ligados à sua adoração.

Parvati

Deusa Mãe dos Hindus. Ela é irmã de Shiva, e é considerada uma Deusa de fertilidade, sustentadora de terra ou Deusa da maternidade. Ela às vezes era retratada também como uma caçadora.

Ceres

Deusa romana da agricultura e da fertilidade. Ela também está associada a outra Deusa grega, Deméter, cultuada como uma deidade da agricultura.

Vênus

Deusa romana, mãe de todos os povos romanos, que representava não só fertilidade e amor, mas também prosperidade e vitória. Ela nasceu da espuma do mar.

Inanna

Deusa suméria da guerra e da fertilidade. Ela era a deidade feminina mais reconhecida em sua cultura. Enheduanna, filha do rei Mesopotâmico Sargon, foi uma sacerdotisa nomeada por seu pai, e ela escreveu diversos hinos para Inanna.

Ishtar

Deusa do amor, da fertilidade e do sexo na Mesopotâmia. Ela também era deusa da guerra, da política e da luta. Ela foi representada pelo leão e uma estrela de oito pontas. Ela possui algumas conexões com Inanna, mas suas histórias e atributos não eram idênticos.

Anjea

Deusa aborígene australiana da fertilidade, bem como protetora das almas humanas entre as encarnações.

Freyja

Deusa nórdica da fertilidade, do amor, do sexo e da beleza. Ela também é considerada uma Deusa da guerra, da morte e do ouro. Em sua cultura, é ela quem recebe os soldados que morrem nas batalhas, mas apenas aqueles que não vão a Valhalla, o templo de Odin.

Gefjon

Deusa nórdica de arar e, portanto, de um aspecto da fertilidade.

Ninhursag

Deusa da montanha na Suméria, era uma das sete principais divindades, e era uma deusa da fertilidade.

Lajja Gauri

Deusa Shakti originária do Vale do Indo, e está ligada à fertilidade e à abundância. Ela às vezes é vista como uma forma da Deusa Mãe Hindu, Devi.

Fecundias

Seu nome literalmente significa: “fecundidade”, ela é outra Deusa romana da fertilidade.

Feronia

Deusa romana da fertilidade, associada com animais selvagens e abundância.

Sarakka

Deusa Sami da fertilidade, também associada à gravidez e ao parto.

Ala

Deidade da fertilidade, moralidade e da terra, adorada pelo povo Igbo da Nigéria.

Onuava

Deidade de fertilidade celta, sabe-se muito pouco sobre ela, mas historiadores encontraram antigas escrituras com menções a ela.

Rosmerta

Deusa da fertilidade também associada à abundância. Ela é encontrada na cultura galo-romana, retratada quase sempre com uma cornucópia nas mãos.

Nerthus

Descrita pelo historiador romano Tácito, como Deusa pagã alemã ligada à fertilidade.

Anahita

Deusa persa ou iraniana de fertilidade, associada a “Águas”, cura e sabedoria.

Hathor

Uma das deusas mais veneradas do Egito Antigo, Deusa das mulheres, é frequentemente associada à fertilidade, amor, vinho e dança.

Taweret

Deusa da fertilidade egípcia, representada como uma combinação de hipopótamos e felinos andando em dois pés. Ela também era uma Deusa da água e do parto.

Guan Yin

Deidade taoísta foi associada à fertilidade. Sua assistente Songzi Niangniang era outra deidade de fertilidade.

Kapo

Deusa da fertilidade havaiana, irmã da Deusa vulcânica Pelé.

Dew Sri

Deusa hindu da Indonésia, representando arroz e fertilidade.

 

Mais sobre Deusas da Fertilidade em Além de Salém

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá