Cura do corpo, alma e espírito

O papel da Magia consciente nos processos de cura, sua função de Cura do corpo, alma e espírito na prática

Em toda nossa trajetória na Magia, observamos que um dos seus pontos mais delicados é o trabalho de cura. Mas o que é preciso para que tenhamos resultados positivos com nossas praticas mágicas voltadas para a saúde de um modo geral? A Magia de fato cura? E este é o ponto que precisa ser compreendido, para que possamos de fato ajudar a nós mesmos e ao próximo.

Cura do corpo, alma e espírito

Não existe cura mágica que englobe físico, alma e espírito, apesar de saber o quão poderosa pode ser uma enfermidade espiritual, capaz de afetar as outras duas áreas.

Para que possamos entender isso de um modo mais claro, devemos saber como é constituído o ser humano:

Corpo físico e material

O corpo é físico é o componente ‘Físico’ de ser, composto de carne e uma grande coleção de elementos minerais (principalmente água). Com os cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato), é ele quem conecta-se e interage com o mundo exterior. Ele cresce, amadurece, começa a deteriorar-se, acaba padecendo a uma certa altura da vida.

Um princípio intermediário (Alma)

A alma é a individualidade do ser, princípio inteligente, onde habitam os pensamentos, emoções, senso moral e vontades. Ela está diretamente ligada a nossa psique, e é a parte de nós que se conecta com nossos semelhantes.

O espírito imortal

Esta é a fonte de poder e controle para o seu corpo e alma; é o princípio inteligente do Universo. Nele está registrado todo o conhecimento, experiências, erros e acertos que adquirimos através das nossas inúmeras reencarnações.

Cura do corpo, alma e espírito

As 3 esferas do tratamento de cura

Um grande problema que vem assolando o meio ‘mágico’ é o curandeirismo. Pessoas que se julgam competentes, com dons especiais para curar enfermidades físicas, psicológicas e espirituais, quando na verdade isso é perigoso e criminoso.

Já dizia Papus (ocultista, escritor e médico) no século 19, que a cura precisa ser trabalhada em suas 3 esferas. Portanto a cura física, da alma e espiritual, receberiam tratamentos diferentes, mesmo que aplicadas em conjunto.

Cura física

É o tratamento direcionado ao corpo físico, constituído por diferentes partes, com funções definidas. O foco da cura física é voltado para os órgãos, sistemas e reações pertinentes ao seu perfeito funcionamento. Doenças físicas são atribuídas a uma série de fatores externos, como por exemplo, vírus e bactérias, desta forma a medicina tradicional possui total competência para o tratamento dessas enfermidades.

A atuação dos médicos alopatas é imprescindível e jamais deverá ser descartada, mesmo que o paciente opte por outras terapias alternativas. Devemos lembrar além de tudo, que estes profissionais possuem um dom especial, o de cuidar do nosso invólucro carnal.

Cura da alma

As doenças da alma são todas aquelas que estão relacionadas as emoções. São em sua grande maioria quadros psicopatológicos, como por exemplo: Medo, tristeza, depressão, TOC, pânico, ansiedade, transtorno bipolar, entre outros. Nos processos de cura destas enfermidades, é possível associar o tratamento alopata com as terapias integrativas ou alternativas, como por exemplo:

  • Psicologia transpessoal
  • Técnicas orientais (acupuntura, reiki, yoga, meditação etc)
  • Fitoterapia
  • Aromaterapia
  • Homeopatia
  • Regressão espiritual / viagem astral
  • Hermetismo

O tratamento da alma, também age no corpo físico, e muitos destes tratamentos alternativos, são eficientes se trabalhados em conjunto.

Cura espiritual

A doença espiritual age na alma e pode provocar uma série de problemas físicos e psicológicos, portanto devemos sempre estar alertas quanto aos cuidados que temos com o nosso ‘templo’ interior.

A cura Espiritual envolve o trabalho com doenças que causam desarmonia de múltiplos ângulos e está relacionada a nossa energia vital. Estão associadas à enfermidades espirituais como os ataques psíquicos (obsessão e interferência energética), que podem desencadear uma série de transtornos na vida dos seres humanos. Alguns dos sintomas mais frequentes são:

  • Sensações estranhas, calafrios e mau pressentimentos (especialmente para quem trabalha com magia, esta sensibilidade é muito mais latente)
  • Cansaço e mal estar constantes
  • Impaciência e nervosismo que causam explosões de raiva por qualquer motivo (brigas e discórdia)
  • Insônia e pesadelos frequentes
  • Tendência a pensamentos suicidas
  • Ouvir passos, sons, cheiros e a impressão de que estar sendo seguido

Estes ataques se não tratados sempre culminam em perdas financeiras, vícios, excessos, relacionamentos desfeitos, desequilíbrio emocional grave podendo levar a pessoa a morte.

Neste processo de cura, a Magia é ímpar, portanto essencial e insuperável. Rituais, feitiços, encantamentos que estejam relacionados à Magia cerimonial ou ritualística fazem parte do tratamento da cura espiritual, entre eles estão:

  • Banhos de descarrego, proteção, energização etc..
  • Defumação com resinas, ervas e incensos
  • Banimentos ritualísticos
  • Rituais com invocações/evocações (em templo ou externos)

Existem uma série de rituais e processos dentro do paganismo e ocultismo voltados para a cura, mas sua definição e prática vai depender muito do praticante e da sua tradição.

Cura do corpo, alma e espírito

Considerações finais

É preciso saber distinguir o que é doença física de doença da alma e espiritual, para que o tratamento seja eficaz e não comprometa a segurança do paciente.

Ataques espirituais podem ser estendidos a outros membros da família, então a dica é trabalhar a energia e proteção do lar com frequência.

Mais sobre Magia e Espiritualidade em Além de Salém – Fique por dentro de nossas atualizações, curtam nossa página do Facebook.

4 thoughts on “Cura do corpo, alma e espírito

  1. Ótimo Artigo!

    1. Gratidão Marilourdes! Bençãos e Luz 🙂

  2. Artigo maravilhoso, obrigado pelo conhecimento.

    1. Gratidão Elizabete! Bençãos e Luz 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *