fbpx

Chave de Hécate História Significado e Uso

Simbologia de Hécate – Chaves de Hécate – Feitiço com chaves – Amuleto com chaves – Chave Mestra – Chave de Hécate História Significado e Uso

Chave de Hécate História Significado e Uso

A Chave Mestra é um dos objetos mais enigmáticos e poderosos dentro da Magia. Utilizada para diversos fins pelos conhecedores de seu potencial oculto, a chave é o símbolo mais conhecido da deusa Hécate.

Quem foi Hécate na história

Originalmente uma deusa do deserto e do parto, foi vista na Grécia antiga como um ressurgimento da antiga deusa da lua Phoebe. Hecate alcançou suas conotações como uma deusa da feitiçaria e seu papel como a ‘Rainha dos mortos’ em ptolomaico Alexandria nos séculos aC finais.

Em Hesíodo ‘Teogonia’ (700 aC), ela é descrita como uma grande deusa protetorados seres humanos Sua filiação não é clara, e às vezes ela é considerada a filha de Perses e Asteria (Titãs pré-olimpo), às vezes a filha de Deméter (deusa da terra e da fertilidade), às vezes até mesmo uma filha do próprio Zeus.

Hécate

Hécate é muitas vezes representada nos tempos antigos como tendo três faces ou três cabeças (às vezes cabeças de animais) ou mesmo três corpos, para denotar a triplicidade de seu caráter e atributos:

  • Nascimento, amor e morte
  • Donzela, Mãe e Crone
  • Lua, terra e submundo

Outro exemplo que ajuda a explicar como ela ganhou o título de ‘Rainha dos mortos’ é seu papel como uma deusa da feitiçaria. Imagens da deusa eram colocadas em limiares (nos portões das cidades, portas de casas, bem como na encruzilhada de três vias) e, ao longo tempo, a associação de manter longe os maus espíritos, levou à crença de que Hécate também poderia trazer os maus espíritos quando ofendida. E foi assim, que invocações a Hécate começaram a surgir, atravessando as fronteiras entre o mundo físico e o mundo espiritual.

Rainha das Bruxas

Como Hécate se tornou a Rainha das Bruxas

É ainda atribuída a deusa, o grande conhecimento da fitoterapia, e vários venenos e alucinógenos, incluindo beladona, cicuta, mandrágora, acônito e papoula. Muitas das plantas sagradas de Hécate ainda são utilizadas ​para alcançar estados alterados de consciência.

Eventualmente, o poder de Hécate começou a assemelhar-se ao de feitiçaria, com habilidade capaz de manter o curso dos rios, verificar os caminhos através das estrelas e da lua. No ’Malleus Maleficarum’ (O martelo das Bruxas) de 1486, por exemplo, já é mencionada a reverência de feiticeiras a Hécate.

Com culto secular dentro do Paganismo, em tempos modernos, ela tornou-se uma figura predominante também nas religiões Neopagãs, onde ela é amplamente considerada a ‘Rainha das Bruxas’.

Alguns símbolos de Hécate

  • A Chave, por ser ela detentora das chaves e guardiã dos portais do Submundo
  • A tocha, para revelar o que há na obscuridade
  • O chicote, que revela um lado punitivo, mas que também é utilizado na simbologia de conduzir almas
  • O punhal, símbolo de poder espiritual

Uso da Chave Mestra

A chave de Hécate possui uma relação íntima o nosso inconsciente, pois somos nós os detentores do nosso próprio reino sombrio interior.

A chave mestra é um instrumento mágico de grande poder e com ela é possível acessar tudo aquilo que não é visto.

O portador da chave pode utiliza-la de diversas maneiras

  • Como âncora de feitiços de obscurecimento, para selar e trancar segredos
  • Acessar portais e abrir caminhos
  • Remover magia
  • Como amuleto em viagens, amuleto de proteção, amuleto contra inveja e pessoas indesejadas
  • Feitiços e rituais de proteção
  • Como pêndulo de adivinhação
  • Debaixo do travesseiro para obter o conhecimento do significado dos sonhos
  • Para chamar e liberar energia num ritual de invocação
  • Para confeccionar uma ‘Escada das Bruxas’ e muito mais

Limpeza e consagração

É importante ressaltar, que como em tudo que envolve Magia exige persistência, determinação e disciplina. Ter uma chave mestra e não cuidar não terá nenhuma serventia. A chave como todo instrumento mágico, deverá ser frequentemente limpa e consagrada.

Encanto para consagrar a chave mestra

“Chave Sagrada, Chave Sagrada, Chave Sagrada

Eu te atribuo a tarefa de desbloquear os caminhos do mistério.

Conceda-me passar, deixe-me entrar e disponibiliza-me os segredos

ocultos.

Torne-se instrumento guia de meus passos, remova os obstáculos e proteja-me por onde eu andar

Que assim seja, que assim se faça e assim será”

Confira nossas Chaves Mestra disponíveis na Loja Além de Salém!

Chaves Além de Salém

Acompanhe nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas postagens e matérias. Visite nossa Loja Virtual e confira nossa variedade de produtos exclusivos para Magia Cerimonial e Ritualística!

Bençãos e Luz ^^

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá