fbpx

Bicho-Da-Seda Simbolismo Espiritual

O Bicho-da-seda é a larva de uma espécie de mariposa chamada ‘Bombyx mori’, que é reverenciada por sua elegância refinada e pelo filamento sutil que tece, gerando um tecido brilhante que conhecemos como ‘Seda’.

Mariposa do Bicho-da-seda – Pixabay Free Image

A produção de seda começa quando as larvas do Bombyx se alimentam exclusivamente de folhas de amoreira, que fornecem os nutrientes necessários que elas precisam para se desenvolver. Quando as larvas estão prontas para entrar no estágio de pupa, elas começam a secretar um fluido protéico através de suas glândulas salivares. Este líquido endurece em contato com o ar para formar um fio de seda contínuo. A lagarta então usa esses fios para criar um casulo que se desenvolve em uma pupa e depois se transforma em uma mariposa adulta.

Mas o que os Bichos-da-Seda tem de especial, espiritualmente falando? O que eles representam, simbolizam e como atuam na esfera mágica?

Lagarta do Bicho-da-seda – Pixabay Free Image

Bicho-da-seda simbolismo espiritual em diversas culturas

O Bicho-da-seda possui um profundo simbolismo espiritual em diversas tradições, representando especialmente a metamorfose, recomeços e rejuvenescimento.

Na tradição indígena norte-americana, por exemplo, o bicho-da-seda é um emblema de transformação. Essa criatura passa por um ciclo completo, evoluindo de uma simples lagarta para uma bela mariposa. Essa alteração é interpretada como uma analogia à trajetória de nossas vidas. Para os nativos americanos, o bicho-da-seda dentro das habilidades totêmicas, também simboliza fecundidade e prosperidade, além de nos mostrar a relevância das mudanças e como abraçá-las.

Os indígenas acreditam que o bicho-da-seda é capaz de tecer seu casulo, composto por um único filamento de seda. De maneira semelhante à lagarta, nós também podemos nos modificar e nos transformar. Os nativos norte-americanos acreditam que o filamento de seda tecido pelo bicho-da-seda representa a inter-relação de todos os elementos, do mesmo modo que estamos todos interligados, vinculados e nossas ações podem afetar uns aos outros.

Casulo do Bicho-da-seda – Pixabay Free Image

Na cultura Celta, o bicho-da-seda também representava transformação. A espécie era reverenciada por sua habilidade em tecer seda a partir de seu próprio corpo, de forma que era interpretada como uma alegoria de como somos capazes de forjar nosso próprio destino. Os celtas acreditavam na reencarnação, assim como o processo pelo qual o bicho-da-seda constrói seu casulo e emerge metamorfoseado em uma mariposa, era considerado como um forte símbolo do ciclo de vida. O bicho-da-seda também simbolizava a fertilidade, devido à sua capacidade de reprodução acelerada, então acreditava-se que a espécie poderia conceder virilidade aos homens.

Mariposa – Pixabay Free Image

No Extremo Oriente (localizado a leste do continente asiático ou Ásia Oriental), o bicho-da-seda é considerado um ser de grande relevância, não apenas por ser o responsável pela produção de um dos tecidos mais sofisticados do mundo, mas também por ser um emblema de metamorfose devido à sua capacidade de evoluir de uma lagarta para uma bela mariposa. Essa transformação é frequentemente comparada com o processo evolutivo do espírito. Especialmente na cultura chinesa, o bicho-da-seda é comumente empregado como tema na arte e na arquitetura para representar conceitos de riqueza e abundância. Na cultura japonesa é considerado um portador de boa sorte.

Para esses povos, o bicho-da-seda também representa a esperança, pois nos faz lembrar que, mesmo nos momentos mais obscuros, sempre há possibilidade de beleza e luz. A criatura costuma ser utilizada como representação da jornada espiritual, relembrando-nos de que todos podemos nos transformar e crescer.

Bicho-da-seda – Pexels Free Image

Usos mágicos do Bicho-da-Seda

As práticas espirituais e místicas que envolvem o bicho-da-seda, se concentram na ideia de criação, transformação, fertilidade e renascimento, além de atrair sorte, prosperidade e abundância. A parte utilizada é principalmente o casulo.

  • O casulo pode ser utilizado para compor amuletos e talismãs de riqueza.
  • Em rituais de renovação como correspondência mágica ou oferta a uma divindade.
  • O pó pode compor a tinta utilizada para assinar contratos ou alianças mágicas voltadas para riqueza.
  • O pó de modo geral pode ser usado para vestir velas voltadas para todas as qualidades relacionadas. O pó de aspersão, por exemplo, pode ser usado para projetar sorte, abundância e prosperidade em um local ou em um projeto de trabalho.
  • Em óleos de transformação.
  • O tecido de seda pode ser utilizado como toalha no altar (utilize a correspondência das cores dentro do propósito).
Casulo e Crisálida do Bicho-da-seda – Freepik Free Image

Considerações finais

Todo e qualquer uso de cúrio de origem animal na Magia deve ser feito de forma ética e respeitosa, levando em consideração o bem-estar dos animais e a sustentabilidade ambiental. Se você decidir usar o bicho-da-seda em seus rituais e feitiços, certifique-se de que é proveniente de uma fonte ética e sustentável.

Bênçãos e Luz – Família Além de Salém

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá