fbpx

Agrimônia Propriedades Mágicas


A agrimônia (agrimonia eupatoria) é uma erva alta e perene com flores amarelas. Cresce abundantemente na Inglaterra, Europa e partes da América do Norte e no campo das artes ocultas é muito especial e essencial devido a suas múltiplas propriedades metafísicas.
Como você irá ver ao longo desse artigo, a agrimônia é uma planta muito interessante, assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre seus usos mágicos, preparamos um artigo sobre ela.

Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Agrimônia – Pixabay Free Image

Agrimônia na História e na Medicina

A agrimônia é uma planta de meia sombra, que prefere solos férteis e úmidos, de forma que é frequentemente é encontrada em pântanos dos países de origem (ela é facilmente detectada pela cor amarela brilhante de suas hastes).
A planta também é cultivada para diversas finalidades, após a colheita, durante seu processo de secagem, é característico que tanto as folhas quanto os topos exalem um perfume agradável, misturado com uma leve amargura.

Na medicina, a agrimônia está na história dos povos antigos como um tônico para curar qualquer coisa, desde o alívio das dores até distúrbios urinários. A erva era utilizada na forma de banhos ou consumida como chá. Um exemplo disso está no livro: ‘Complete Herbal’ de Nicholas Culpeper (1653), onde se recomenda uma infusão de agrimônia até mesmo para a limpeza de feridas. Por conta disso, se tornou uma erva muito útil nos campos de batalhas.
Na composição da planta, contém uma grande quantidade de taninos, ácido silícico e flavonoides. Os taninos dão à erva uma ação adstringente e antidiarreica acentuada; bem como em várias condições da boca e faringe.
Os flavonoides possuem efeito anti-inflamatório, por isso é usada para tratar dores reumáticas e outros processos inflamatórios.

Agrimônia – Pixabay Free Image

Propriedades Mágicas da Agrimônia

O legado oculto da agrimônia é não é tão simples de se rastrear. Mas sua forte reputação protetora pode estar relacionada a outro nome tradicional para a planta, ‘Church Steeple’ (campanário de igreja na tradução livre). Povos antigos acreditavam que muitas plantas que se assemelhavam a objetos sagrados tinham o poder de repelir espíritos malignos.

Nas mais diversas culturas e tradições mágicas, a agrimônia além de banir energias e espíritos negativos, também é usada para reverter feitiços, quebrar hexágonos e devolvê-los ao remetente. 

A agrimônia é igualmente útil para ser utilizada em feitiços onde o praticante precisa explorar seus verdadeiros sentimentos e ajudar a equilibrar as emoções aplicadas a uma determinada situação.

Ainda no campo de proteção, ela é excelente para ajudar a construir um escudo psíquico e reduzir a influência da negatividade de outras pessoas.

A planta também é especialmente útil na magia de cura, pois aumenta a força de todos os feitiços de cura, especialmente à distância. Você pode usá-la em forma de banho antes de dar início a um ritual, como fluído de limpeza de suas ferramentas mágicas, queimá-la como oferenda ou simplesmente decorar seu altar com algumas raízes.

Raiz de Agrimônia para usos mágicos – Imagem by Além de Salém Copyright

Usos Mágicos da Agrimônia

Além de todas as propriedades mencionadas acima, há muito se acredita que a agrimônia também possui o poder de induzir uma pessoa ao sono profundo, quando colocada dentro de um travesseiro de sonhos junto com artemísia. Confira algumas outras sugestões de uso:

  • É útil para melhorar a cura mágica e uma infusão com suas folhas pode ser usada para lavar as mãos antes de limpar a aura de outra pessoa.
  • Para que as bruxas permaneçam protegidas contra magias que podem incutir energias negativas em suas vidas, a agrimônia é uma poderosa (e eficiente) erva que atua revertendo feitiços, maldições ou mau-olhado. Ela também possui a propriedade de enviá-los de volta ao remetente. Para essa finalidade, o praticante deverá revestir suas velas invertidas com óleo essencial de Agrimônia ou polvilhar a erva desidratada ao redor da base das velas antes de queima-las em um ritual de defesa (ou contra ataque).
  • Sabemos que a agrimônia tem uma natureza protetora que afasta espíritos indesejados que podem ocupar um grande espaço na vida cotidiana de uma bruxa moderna. Para trazer essa energia para seu ambiente, misture a erva com sal e mantenha-a em potinhos espalhados na sua casa ou local de trabalho.
  • Para usá-la como um escudo psíquico, queime-a com um pouco de pedra de cânfora (natural) durante rituais. Isso irá aliviar sua mente e promover boas vibrações para que possa se conectar a guias espirituais superiores.
  • Para manter a sorte ao seu lado, polvilhe suas folhas ao redor de sua casa, especialmente na porta, para dar as boas-vindas à boa sorte. Adicionar esta erva aos seus rituais e prática de meditação também aumentará sua capacidade de dar boa sorte à sua casa e família.
  • A magia agrimônia também nos auxilia a fixar a capacidade de cura da mente, corpo e espírito, para purificar as emoções e limpar a atmosfera. Queime-a como uma oferenda ou utilize em um banho ritual para limpar suas ferramentas mágicas e permitir que energias curativas fluam através delas.

+Você encontra agrimônia e outras ervas raras em Além de Salém.

Folhas de Agrimônia para usos mágicos – Imagem by Além de Salém Copyright

Correspondências e Associações da Agrimônia

  • Associações Planetárias: Júpiter e Mercúrio
  • Associações Astrológicas: Câncer
  • Associações de Chakras:  Energia da  Garganta : Masculino/Expressivo
  • Elemento:  Ar
  • Propriedades Mágicas:  Proteção, trabalho dos Sonhos, quebra de feitiços, encantamento e banimento.

Uso do Óleo essencial de Agrimônia

O óleo essencial de agrimônia é usado há muito tempo pelos gregos, anglo-saxões e chineses. A extração é feita através do processo de destilação e as partes utilizadas são as flores ou folhas e flores juntas. Nesse processo todas as propriedades da planta são preservadas. Na forma de óleo essencial, ela estará de uma forma extremamente concentrada, o que facilita (e muito) o uso nas práticas mágicas do dia-a-dia.

+Você encontra Agrimony Essential Oil em Além de Salém

Óleo essencial de Agrimônia para usos mágicos – Imagem by Além de Salém Copyright

Informações adicionais e cuidados

Cada detalhe é muito importante quando falamos do uso das propriedades metafísicas de uma planta, elas atuam modificando completamente nosso campo áurico e atmosfera espiritual. Então busque locais confiáveis para adquirir suas ervas, além da certeza que está utilizando uma erva original.

Este artigo não é voltado para fins medicinais, mas sim mágicos. Não faça ingestão de ervas sem indicação médica, pois isso pode ser potencialmente perigoso para sua saúde. Nada neste site deve ser considerado como substituto para o tratamento junto a um profissional da saúde.

Muitas pessoas que trabalham ou comercializam óleos essenciais, incentivam sua ingestão e usam como argumento que os óleos promovem a cura de doenças. Porém em nossas pesquisas e estudos, concordamos que a ingestão de alguns óleos essenciais pode ser algo extremamente perigoso para a saúde. Em apenas 1 gota de óleo é possível que haja cerca de 200 componentes concentrados, que podem causar danos ao organismo ao longo do tempo.

Gostou de saber mais sobre os usos mágicos da agrimônia? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, pois temos muitas outras novidades para você!

Bênçãos e Luz – Família Além de Salém

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá