fbpx

A Rosa de Jericó e Seus Usos Espirituais

Você já ouviu falar na Rosa de Jericó, Planta da Imortalidade ou Planta da Ressurreição?

Uma planta que é referenciada com duas espécies distintas, a Anastatica Heirochuntica que é nativa do Oriente Médio, África, Palestina e Egito e a Selaginella Lepidophylla, que é nativa do deserto de Chihuahuan, nos Estados Unidos e no México.

Essa segunda é a mais comum entre os praticantes de Magia por ser encontrada mais facilmente.

Porém é importante que saibamos quais são as suas conexões e usos para que possamos trabalhar com essa energia de forma mais precisa.

  • A primeira, Anastatica Hierochuntica é a mais antiga e tem uma forte conexão com os espíritos sagrados, ensinamentos antigos e uma associação direta à Maria, mãe de Jesus. Foi batizada por John Gerard no século 16, encontrada no Oriente Médio, África, Palestina e Egito
  • Já a segunda, Selaginella Lepidophylla é a mais utilizada dentro das vertentes mágicas. Encontrada nas Américas, em climas áridos foi descoberta pelos missionários espanhóis.

Planta da Ressurreição

É chamada como a “planta da ressurreição” por sua qualidade de voltar à vida. A planta quando não está perto de uma fonte de água se enrola em uma bola seca.

Quando abastecida novamente com água, a planta magicamente se abre com lindas folhas verdes e brilhantes, e quando a água é removida novamente, ela volta ao seu estado de hibernação até que a água seja introduzida novamente.

É justamente essa habilidade de voltar à vida de forma consistente que dá a Rosa de Jericó suas

A planta na história e na literatura

Ambas plantas da ressurreição são metáforas poderosas para a vida, o amor e o renascimento, e não é surpresa que surjam em poemas e romances de vez em quando. 

Alguns exemplos são: “To the Duck of York” de Robert Herrick, “A Rose Plant in Jericho” de Christina Georgina Rossetti e “The Resurrection Plant” de Mollie Moore.

Compreensivelmente, esta planta simboliza a ressurreição, renascimento, amor duradouro e longevidade em muitas religiões mundiais, incluindo Hoodoo, Wicca, Santeria, Yoruba, Catolicismo e muitas outras. 

Em muitas dessas tradições, diz-se que Rosa de Jericó invoca riquezas, fornece proteção, traz boa sorte, saúde e absorve energia negativa. 

De um modo mais geral, observe suas propriedades são voltadas para “ressuscitar” um aspecto da vida de uma pessoa.

Alguns exemplos:

  • Os praticantes de Hoodoo usam esta planta em feitiços de prosperidade, um deles é adicionando cinco moedas à água usada para reviver a planta. Eles então esborrifam a água nas janelas e portas para convidar a prosperidade para suas casas. 
  • Na Santeria, a planta é associada ao espírito do trovão e do relâmpago (Orisha Shango) e muitas vezes é apresentada como uma oferenda aos espíritos. Também é dito que traz felicidade para aqueles que se abençoam com ela.
  • Os cristãos, por outro lado, veem a planta como um símbolo da abertura do ventre de Maria, por isso é frequentemente exibida no Natal. Não é de surpreender que eles também vejam a morte e ressurreição de Cristo em sua capacidade de “morrer” e então se recuperar. Outra história cristã diz que a rosa de Jericó floresceu enquanto Jesus vivia, mas murchou durante e depois de sua crucificação. No entanto, quando Jesus ressuscitou, a planta também o fez.

Propriedades mágicas da Rosa de Jericó

Com sua associação mística em várias culturas e tradições, a planta da ressurreição é uma ferramenta poderosa para trabalhar diversos aspectos da vida. Suas principais propriedades consistem em:

  • Ressuscitar amor, romance, prosperidade e saúde
  • Afastar inveja e remover influências negativas
  • Obter proteção e elevação espiritual
  • Trazer boa sorte e riqueza
  • Corrigir as energias dos ambientes

Como ativar as habilidades mágicas da Rosa de Jericó

Segure a rosa seca em suas mãos por alguns minutos antes de colocá-la no recipiente, pare um momento para sentir sua energia.

Sente-se, faça uma mentalização, uma oração, medite ou dê afirmações positivas ao espírito da planta.

Feito isso, coloque a planta dentro do recipiente e adicione água limpa e fresca. Alguns praticantes preferem colocar a planta na água do rio, da chuva ou destilada, mas se a água da torneira é tudo o que você tem disponível, não tem problema.

Qualquer que seja a intenção que você tenha para este ritual, concentre-se na água em que a planta será colocada. A água é espiritualmente condutora de energia. Você também pode colocar cristais ou outros itens na água da planta. 

Escreva suas intenções em um pequeno pedaço de papel e peça à planta em voz alta por sua ajuda com essas intenções. Dobre o papel e coloque-o próximo, sobre ou sob a planta ou tigela.

Se desejar, acenda velas ao redor da sua rosa. Converse e conecte-se com ela todos os dias logo que acordar pela manhã para fortalecer a conexão e firmar seu propósito. 

Troca da água – Manter a Planta ou não

Quando você compra sua Rosa de Jericó, ela se parece com uma bola de musgo marrom e seca, que é basicamente o que é.

A planta tem raízes, mas elas não precisam ‘se prender’, então você não precisa de solo (é mais como hidroponia).

Existem várias formas de trazer os poderes da rosa, seja mantendo-a até que brote, ou secando-a após um determinado tempo.

Eu particularmente coloco num recipiente até que se abra completamente por até 24 horas, onde recolho o volume maior de água para minhas práticas. Feito isso, mantenho o recipiente num local que receba a luminosidade do sol e da lua por 6 dias, com um volume menor de água.

Essa água é trocada todas as manhãs e igualmente coletada para usos mágicos. No sétimo dia eu removo a água da planta e no oitavo coloco para hibernar novamente secando à sombra num lugar arejado.

Faço isso por dois motivos: O primeiro é que esta é uma planta sensível, que não tolera extremos de temperaturas, especialmente as mais baixas.  E o segundo é porque suas propriedades são mais concentradas e consequentemente mais fortes para os propósitos que necessito.

Rosa de Jericó em Além de Salém

Uma planta que hiberna até um ano, pode se abrir completamente em até 4 minutos e ficar com tons verde e marrom.

Já plantas com maior tempo de hibernação podem demorar até 3 horas para se abrirem completamente.

Esperar brotar – Plantio e Cuidados

Mas para quem quer manter a planta e aguardar para que comece a brotar, é recomendada a troca de água diariamente, dando um dia de descanso sem água a cada semana.

*Existem guias que recomendam a troca semanal com um dia de descanso sem água.

Para “plantar”, encha um pequeno pote ou tigela sem orifícios de drenagem. Encha com água e posicione sua Rosa de Jericó no topo de modo que as raízes toquem a água. Coloque em luz indireta.

Use água destilada ou deixe a água da torneira descansar durante a noite para que o cloro e quaisquer outros produtos químicos evaporem antes de adicionar à sua planta.

Mas se você desejar planta-la definitivamente, você pode colocar a Rosa de Jericó no solo depois que ela começar a formar novas raízes, para isso é importante que você mantenha o solo bastante úmido. No entanto, as Rosas tendem a crescer e podem ficar muito grandes quando plantadas no solo.

Em qualquer caso o clima precisa ser ameno (nem muito quente e nem muito frio) e também será preciso cuidar para que não pegue correntes de ar constantes.

Rosa de Jericó Poda e Controle de Insetos

A Rosa de Jericó não precisa de poda, mas você pode usar uma tesoura limpa para remover pontas mortas que não renascem quando a planta está totalmente hidratada. Isso ajudará a mantê-la bonita e saudável.

Proteja sua planta de insetos, fungos e bactérias mantendo seu espaço limpo e bem cuidado. Mas se for necessário trata-la contra um desses problemas, opte por produtos naturais.

A Rosa de Jericó é Tóxica para gatos

Membro da família Spikemoss, a Selaginella lepidophylla pode ser tóxica para os gatos, então mantenha sua Rosa de Jericó longe de alcance de seus companheiros peludos, ou escolha uma planta completamente diferente para trabalhar com as mesmas propriedades ocultas.

Rituais e feitiços com a Rosa de Jericó

E agora que você já conhece a planta, suas propriedades, plantio e cuidados, que tal conhecer alguns de seus usos mágicos na prática? Vamos lá?!

Combatendo a inveja

Numa terça ou sexta-feira por volta das 9:00 da manhã, coloque a Rosa de Jericó numa tigela de água com uma pedra lisa (livre escolha) em cima da planta. Acenda uma vela branca e trabalhe na mentalização do propósito por 3 dias consecutivos. No terceiro dia, pegue a água e limpe batentes de portas e janelas da casa ou do comércio. Utilize também nos seus pulsos e nuca.

Isso removerá qualquer vibração negativa, ciúme ou inveja que outras pessoas possam ter por você, seu trabalho e seus pertences.

Atrair dinheiro e riqueza

Coloque a Rosa de Jericó em uma tigela de vidro transparente com água e coloque 5 moedas dentro dela. Ao lado dela, acenda uma chama verde ou dourada para atrair riqueza e abundância. Trabalhe sua mentalização e pedido por 5 dias consecutivos.

Você também pode escrever um desejo por algo que gostaria de ter e colocá-lo dentro da planta.

Ao final do quinto dia, remova a rosa e deixe iniciar sua secagem.

Quando você receber o que pediu, você pode deixar a rosa se abrir novamente e sacrificar um presente a sua divindade em seu altar sagrado (como boa comida, Incenso de alta qualidade, um cristal/pedra preciosa ou um pouco de ouro).

Para ter um parto seguro

No altar, coloque uma vasilha de vidro com água suficiente para que a Rosa de Jericó molhe as raízes. No momento em que a Rosa de Jericó se abrir, coloque uma tesoura em cima da planta e uma estátua de uma divindade que represente o nascimento ou renascimento (cristãos utilizam a imagem do menino Jesus).

A Rosa de Jericó deve ser seca e depois despertada novamente por 1 semana, todos os anos no aniversário da criança, afim de agradecer a bênção e proporcionar segurança à criança e a mãe.

Para conseguir um emprego

Coloque a Rosa de Jericó em um prato com água. Escreva seus anseios e desejos com tinta em um pedaço de papel. Se for uma ocupação ou posição que você deseja, pegue o formulário de inscrição ou currículo de emprego e dobre-o meio a meio com uma pedra ímã e coloque na água com a Rosa de Jericó. Faça isso por 7 dias antes de pedir a mudança de cargo ou enviar o currículo para a empresa.

Para Atrair a Sorte

Pegue uma fita dourada e uma vermelha e amarre em torno da raiz da rosa focalizando o seu desejo. Adicione 3 gotas da água no seu perfume ou poção de sorte e utilize no seus pulsos e nuca sempre que sair de casa. Ative por 7 dias e depois coloque a rosa para hibernar novamente. Guarde as fitas na sua bolsa e carregue sempre junto com você. Você também pode utilizar a água para consagrar amuletos de sorte.

Aproveite todos os benefícios da água da Rosa de Jericó

  • Borrife a água ao redor de sua casa ou empresa para bênçãos gerais, prosperidade e boa sorte
  • Faça uma cruz na parte de trás da porta da frente para proteção adicional
  • Use como uma “água abençoada” para manter os espíritos e energias malignas afastadas
  • Borrife água ao redor de sua casa ou escritório se as energias estiverem estagnadas ou desequilibradas, pois a energia da planta traz vibrações pacíficas aos ambientes
  • Passe em suas velas antes de acendê-las para obter bênçãos adicionais e boa sorte em seu trabalho
  • Passe nos pontos do Chakras para promover equilíbrio
  • Passe nos pulsos, nuca e coração para trabalhar em processos de cura em pessoas enfermas.

Mas se você quer uma receita ainda mais poderosa utilizando este ingrediente, vou te ensinar a fazer a Água da Sorte.

Ingredientes necessários:

  • 250 ml da água da Rosa de Jericó 50
  • 250 ml de água de rio ou cachoeira
  • 01 colherinha de chá de abre caminhos em pó
  • 01 colherinha de raiz de High John Conquistador em pó
  • ½ colherinha de fumo de corda
  • 01 colherinha de casca de laranja desidratada em pó

Coloque todos os ingredientes dentro de um recipiente de vidro e deixe que repouse por 3 dias num lugar abrigado da umidade e da luz.

Coe e utilize em todos os propósitos de ganhos materiais, financeiros e sorte de um modo geral.

Você vai se surpreender com os resultados que esse fluido feito com fé é capaz de produzir.

O uso da Rosa de Jericó seca

Quem mantém uma rosa viva em casa, normalmente utiliza apenas as propriedades da sua água. Isso por causa do custo e da dificuldade de ter uma preciosidade dessa produzindo algo tão perfeito e sagrado.

Porém também existe uso para a planta de forma direta, alguns deles são:

  • Com o auxílio de uma tesoura, corte rebarbas de uma rosa seca sobre a cabeça de uma pessoa, de modo que os fragmentos desçam por todo corpo, para limpeza de energias negativas.
  • Defume a rosa seca em rituais de cortes de laços, banimentos e tudo que for relacionado ao fim em definitivo.
  • Faça um óleo para ‘consertar’ um saco Mojo que tenha sido prejudicado de alguma forma

Você encontra a Rosa de Jericó em Além de Salém! Assim como uma enorme variedade de ervas raras para usos mágicos!

Progresso nas suas práticas! Bênçãos e Luz – Família Além de Salém

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá