fbpx

A lenda do Golem – O filme

Se você busca algo diferente para assistir no campo das artes ocultas, deverá buscar pelo filme ‘A lenda do Golem’. Dessa vez a tradição judaica é protagonista, onde um ‘ser’ é criado para servir seu criador através da Magia: O golem.

O que se passa no filme ‘The Golem’

No filme a atriz Hani Furstenberg interpreta Hanna, que vive em uma vila lituana do século XVII, onde os judeus são frequentemente atacados por cristãos supersticiosos. Querendo ajudar seu povo, Hanna usa tudo que aprendeu nas suas leituras proibidas de Cabala, criando através dos 72 nomes de Deus, um protetor (Golem).

Imagem de divulgação do Filme A Lenda do Golem

O mais arrepiante no processo desta criação, é que o Golem vem num formato infantil que se assemelha ao filho morto de Hanna. O garotinho enigmático e assustador é cativante de tal forma, que não se surpreenda quando se pegar torcendo por ele no decorrer da trama.

Aliás, tem uma passagem em que os judeus tentam enganar o Golem, e por mais que essa criaturinha seja impiedosa, vai te comover.  

Imagem de divulgação do Filme A Lenda do Golem

Com sustos moderados, fotografia muito bem cuidada, representação da época impecável, coloque a ‘Lenda do Golem’ na sua lista de favoritos, antes mesmo de assistir.

O que podemos aprender com ‘A lenda do Golem’?

O golem tem sido uma figura popular nas artes nos últimos séculos, tanto com judeus quanto com não-judeus. No início do século XX, várias peças de teatro, romances, filmes, musicais e até um balé foram baseadas no golem.

Hoje, existe até um museu de golem no bairro judeu de Praga.

O Sefer Yezirah (“Livro da Criação”), frequentemente referido como um guia para o uso mágico por alguns judeus da Europa Ocidental na Idade Média, contém instruções sobre como fazer um golem. Vários rabinos, em seus comentários sobre o Sefer Yezirah, apresentaram diferentes entendimentos das instruções sobre como dar vida a criatura. A maioria das versões inclui moldar no barro uma figura semelhante a um ser humano utilizando os 72 nomes do Deus hebraico YHVH, pois deles derivam os 72 nomes dos anjos cabalistas. Neste processo o nome secreto de Deus deveria ser colocado em forma de pergaminho na boca da criatura (se removido, ele estaria destruído).

Outras fontes dizem que é necessário escrever as letras aleph, mem, tav, que é emet e significa “verdade” na testa do golem para que ele ganhe vida. E para desfaze-lo, seria necessário apagar o aleph e permanecer com mem e tav, significando “morte”.

As histórias mais conhecidas sobre Golem

Frequentemente, no folclore hassídico de Ashkenazi, o golem ganhava vida e servia seus criadores executando tarefas a ele atribuídas. A história mais conhecida do golem está ligada ao rabino Judah Loew ben Bezalel, o Maharal de Praga (1513-1609). Dizia-se que ele criou um golem de barro para proteger a comunidade judaica do Blood Libel e para ajudar no trabalho físico, uma vez que os golems são muito fortes.

Outra versão diz que era perto da Páscoa, na primavera de 1580, e um padre que odiava judeus tentava incitar os cristãos contra os judeus. Assim, o golem protegeu a comunidade durante o período da Páscoa.

Devido ao Golem ser desprovido de sentimentos afetivos, em todas as versões a criatura é relatada como extremamente violenta e destrutiva, não poupando vidas inocentes nas suas investidas.

Detalhes e Créditos do Filme ‘A Lenda do Golem’

Data de lançamento: 1 de fevereiro de 2019
Elenco: Adi Kvetner, Aleksey Tritenko, Alex Tritenko, Brynie Furstenberg, Ekaterina Voronina, Hani Furstenberg, Ishai Golan, Konstantin Anikienko, Lenny Ravich, Olga Safronova
Diretor: Doron Paz e Yoav Paz
Distribuidora: Playarte
Tempo de execução: 95 min
Classificação: 16 anos

Trailer oficial do filme

Mais sobre entretenimento com MAGIA em Magia News – Curta nossa Página no Facebook e Instagram fique por dentro de todas as nossas publicações!

Bênçãos e Luz, Além de Salém

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Lolafá